quinta-feira, 5 de abril de 2007

Resposta a C. Carvalho

Caros amigos,
Recebemos esta questão, colocada pelo caro consócio C. Carvalho:
Gostaria de saber se a candidatura liderada pelo Sr. José Duarte Ferreira se revê nas declarações do candidato Gouveia da Veiga versando a falência anunciada do futebol do Belenenses em véspera de desafios importantíssimos que podem garantir qualificações europeias que há tanto tempo desejamos.
Assina o sócio indeciso C. Carvalho
Caro consócio,

A sua pergunta é bastante pertinente. Ontem, durante a entrevista ao jornal Record, a jornalista Céu Freitas perguntou-me se tinha conhecimento das declarações que o candidato Fernando Gouveia da Veiga tinha proferido (acerca do facto de já não existir dinheiro no Clube para pagar os salários aos jogadores) e se compactuava com as mesmas.
A nossa candidatura tem um profundo conhecimento da actual situação económico-financeira do Clube e da SAD, mas como pode verificar na edição imprensa do jornal Record de hoje, respondi que não comentava assuntos relacionados com salários, porque queremos o melhor para o nosso Belenenses e neste momento estes assuntos não devem ser tratados na praça pública. Nós queremos ficar em 4º lugar no Campeonato e estar na tribuna presidencial do Estádio Nacional. Frisei estes aspectos na entrevista, mas a jornalista não publicou (o que é compreensível, pois é impossível colocar numa só página toda a nossa conversa).

Em relação à falência do Belenenses, sabemos que a situação é muito complicada, mas nunca iremos permitir que isso aconteça. Queremos o Belenenses melhor e maior, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo.

Em termos técnicos, é certo que o Clube está à beira da falência técnica (e isto porque a sua situação líquida está muito próxima de ser negativa). Se nada for efectuado para evitar esta situação, a falência técnica deverá ocorrer no final do exercício de 2008 ou ainda no corrente. E só não aconteceu ainda porque se efectuou uma reavaliação contabilística dos nossos terrenos em mais de dez milhões de euros (operação meramente contabilística que não é reflexo de qualquer fluxo financeiro - vulgo entrada de dinheiro no Clube), mas estamos a falar de uma falência técnica e não de uma falência real, que são duas situações muito distintas.

A Lista B tem um plano estratégico de curto, médio e longo prazo para revitalizar o nosso Clube em todos os sentidos. Temos consciência de que o pilar deste plano é a solidez económico-financeira. Não podemos deixar de lamentar que a actual Direcção tenha, em apenas vinte e quatro meses, destruído um trabalho de recuperação económico-financeira que foi feito por todos os Belenenses nos oito anos anteriores. Mas o mal já está feito e agora é necessário levantarmos rapidamente a cabeça e, todos juntos, construirmos um Belém com Futuro.

Também não podemos permitir que não exista clareza da actual Direcção perante os sócios, ao não revelarem a nossa real situação económico-financeira. Esta Direcção não tem transparência nos seus actos de gestão perante os sócios e o acto mais evidente é o facto de não se realizar a Assembleia-Geral Ordinária para apreciação e votação do Relatório e Contas de 2006 antes das eleições do próximo dia 28. Da nossa parte, continuaremos a lutar para que isto não aconteça.

Cabe agora aos sócios decidir se querem continuar neste rumo ou se pretendem mudar para uma equipa séria, credível, competente, profissional e com vontade de trabalhar. E, acima de tudo, uma equipa que ama e quer servir o Belenenses.

Agradecemos mais uma vez a sua questão. COnvidamo-lo a visitar a nossa sede (localização em
www.belemcomfuturo.com), estamos lá para o receber.

Um abraço!

Sem comentários: