quinta-feira, 5 de abril de 2007

Entrevista a José Duarte Ferreira no jornal Record

Caros amigos,

Foi hoje publicada uma entrevista realizada pela jornalista Céu Freitas ao nosso candidato, José Duarte Ferreira, no jornal Record. Passamos a reproduzi-la:



Record - Qual a razão desta candidatura?

Duarte Ferreira - Há uns meses começámos a ver qual seria o melhor perfil para tomar conta do clube, porque o Belenenses está a passar por dificuldades e é preciso mudar a gestão do clube. As pessoas entenderam que eu eraa pessoa indicada para liderar esta lista. Sei do trabalho que me espera, pois o clube não está bem. Mas posso e vou melhorar o Belenenses.

R - E como explica três listas?

DF - É saudável que haja três candidaturas. Há cerca de 30 anos que não havia tantos candidatos.

R - É saudável... e sinal de vitalidade do clube?

DF - Claro que sim, mostra vitalidade. Mas mostra que as pessoas estão atentas e querem mudar.

R - Não era possível uma oposição a Cabral Ferreira numa só lista?

DF - Houve contactos. Nós estivemos receptivos a que se formasse uma só lista de oposição. O Dr. Fernando Gomes [Gouveia da Veiga, n.d.r.] falou comigo quatro ou cinco dias antes da apresentação das listas, mas ele queria ficar com os presidentes dos três órgãos do clube e com a presidência da SAD. Isso era impensável. Além disso, queremos desligar-nos do passado e a lista de Fernando Gomes está ligada a ele.

R - Mas é uma lista com gente jovem, que apela à modernidade...

DF - Sim, fala de modernidade mas tem na lista muitas pessoas ligadas ao passado recente do clube. O seu mandatário, coronel Florentino Antunes, faz parte do Conselho Geral; o candidato a presidente da AG, Dr. Carlos Martins, está há quatro anos como presidente da AG da SAD e querem passar impunes a tudo isto, fazer crer que não são responsáveis por aquilo que se passa. Mas são.

R - Se vencer, que nome vai propor para a liderança da SAD?

DF - Serei eu o presidente da SAD. Não faz sentido ser de outra forma.

R - Parece óbvio que o grande tema desta campanha será em redor das contas do clube. É assim?

DF - Sim, esse será um tema recorrente do debate. Mas não vou comentar nada em relação aos salários do clube, se há ou não dinheiro para os pagar, para não desestabilizar a equipa. O que lamento é não ser possível haver um debate directo e transparente com os sócios sobre as contas. Custa-me muito, pois tinha o Eng.º Cabral Ferreira como uma pessoa séria e, neste momento, ponho reticências. Ele não quer apresentar contas aos sócios porque temem medo de os enfrentar e, agora, vem dizer que vai entrar dinheiro no Belenenses. Como? De quem? Que seja honesto! Não há nada com ninguém nem com o Real Madrid!

R - Porque não se marcaram as eleições para depois da AG das contas?

DF - Quem tem essa responsabilidade é o presidente da AG. Mas nós estamos a passar um abaixo-assinado para pedir a alteração das eleições para depois da AG de dia 30. Aliás, se o Eng.º Cabral Ferreira ganhar as eleições e no dia 30 as contas forem chumbadas, como ficamos? Ele demite-se?...

R - Se ganhar, o Jesus fica? O senhor disse que não o queria...?

DF - O Jesus é para continuar! É uma pessoa ambiciosa e é isso que queremos. É ele quem salva o actual presidente, quem o leva às costas. Não se percebe como é que o presidente na época passada traçou como objectivo a Europa e desceu de divisão e, neste ano, traçou como meta a manutenção e está a um passo da Europa... Não pode ser bom gestor, não tem planeamento.

R - E as restantes modalidades, são para manter?

DF - São, claro, todas! É um dos nossos pontos de honra. Vão ter mais apoios do que nunca. O que vamos é repensar a gestão de cada secção, encontrar patrocinadores que possibilitem a cada modalidade ter alguma autonomia financeira, gerir as coisas de acordo com o que for melhor para a secção.


"Um ROC na lista é uma bandeira e uma mais-valia"

R - Uma das bandeiras da sua candidatura é a entrada de um revisor oficial de contas. Faz do facto realmente uma bandeira?

DF - Faço, sim! É sinónimo de transparência, da verdade que quero para o Belenenses. Pela primeira vez na história do clube vai ser cumprido o art.º 88.º dos estatutos. Queremos que as contas sejam realmente trabalhadas com clareza, na própria gestão do dia a dia do clube. Para isso, fomos buscar o Dr. Jorge Prata, um revisor oficial de contas com nome, uma pessoa acima de qualquer suspeita e que dá à candidatura uma mais-valia muito forte.


"João Gonçalves fez a única coisa boa desta gestão"

R - Tem como apoiantes algumas pessoas que estiveram ligadas à gestão de Cabral Ferreira, casos de João Gonçalves, Jaime e Ester Monteiro... Como explica?

DF - As pessoas apoiam-me porque acreditam que é preciso mudar. Mas desses nomes, o único a quem fiz um convite formal foi ao Dr. João Gonçlves, porque não quero mudar aquilo que está bem, e o trabalho dele no bingo do Belenenses tem sido extraordinário. É a única coisa boa da actual gestão, pois ele tem mantido as contas do bingo em dia e com rigor... Que fique claro que ele demitiu-se antes do meu convite.


Quem é José Duarte Ferreira

Idade: 51 anos

Profissão: Gestor Comercial

Sócio n.º 1 428

Currículo: Foi praticante de ténis de mesa (várias vezes campeão nacional nos escalões jovens), andebol e futebol. Tem o curso de treinador de futebol (treinou várias equipas de Lisboa durante 15 anos). Foi vice-presidente do Domingos Sávio, clube de Campo de Ourique, bairro de Lisboa onde nasceu.


Sem comentários: