sábado, 24 de fevereiro de 2007

Respostas a João Louro

Recebemos quatro questões formuladas por João Louro, no blog http://eleicoesbelenenses.blogspot.com. Agradecemos desde já as perguntas, que serão respondidas em seguida:
José Duarte Ferreira, o clube atravessa uma difícil situação financeira, na sua opinião a que se deve este problema financeiro que só surgiu há cerca de 2 anos?
É verdade que o clube atravessa uma situação financeira extremamente complicada. Nos últimos dois anos, foram alguns os factores que levaram a que a situação se complicasse. A saber:
  • Diminuição dos proveitos, nomeadamente das receitas do Bingo (que foi atingido pela abertura do Casino de Lisboa e que não sofreu qualquer aposta nos últimos anos);
  • Diminuição das receitas de quotização (diminuição do número de sócios);
  • Ausência de investimento no imobilizado do clube e diminuição das amortizações;
  • Diminuição dos lucros com a venda de merchandising;
  • Custos fixos extremamente elevados (grande parte das receitas são canalizadas para o pagamento de salários).

Na nossa opinião, urge tratar das finanças do nosso clube, para que o Belenenses não entre numa situação de falência a curto prazo. A solução passa por diminuir os custos fixos e aumentar os benefícios. No nosso programa iremos divulgar propostas para que a situação financeira do clube se torne mais positiva.

O Clube tem vindo a diminuir as receitas e o número de sócios, como é que poderemos voltar a ter 25000 sócios e cerca de 15mil espectadores no Restelo?
Para nós, ter o Estádio do Restelo com muitos espectadores é, mais do que um desejo, uma necessidade. Por isso teremos no nosso programa (que divulgaremos na próxima semana) várias iniciativas que visam tornar o nosso bonito estádio num local activo e com as bancadas repletas. Podemos já adiantar que uma dessas iniciativas chamar-se-á "Casa cheia no Restelo" e terá diversas actividades: cativar novos sócios com uma quota de 5 euros no primeiro ano e a possibilidade de assistirem a todos os jogos no Restelo por apenas mais 2,5 euros; criar um kit de sócio, com um conjunto de benefícios, que será vendido em locais de grande consumo e através da Internet; desenvolver parcerias com associações de carácter social, para que possam levar ao Estádio camadas menos favorecidas da população; comercializar o patrocínio total dos jogos (garantindo assim receitas máximas de bilheteira); criar o cartão de sócio Família, em que quanto mais membros forem sócios do Belenenses, mais vantagens e mais descontos terão; associar o cartão de sócio do Belenenses a um conjunto de benefícios e descontos (para o efeito, serão estabelecidos protocolos com diversas empresas e entidades de prestígio); fazer dos jogos de futebol uma verdadeira festa (com convidados musicais, por exemplo) para trazermos mais pessoas ao nosso estádio.
No nosso programa iremos ainda propor outras acções, que irão trazer novos sócios para o nosso Belém.
Tem já algum jogador referenciado para promessa de campanha?
Por princípio, não iremos fazer nenhuma promessa eleitoral deste teor. Precisamos de conhecer mais a fundo as finanças do clube e sabermos qual o valor disponível. Temos também diversas iniciativas programadas para aumentarmos as receitas. Depois de analisarmos todas estas variáveis, aí sim iremos reforçar a equipa de futebol profissional. Contudo, não consideramos ser honesto avançarmos já com nomes.
O que pretende fazer em relação as modalidades amadoras?
As modalidades amadoras são fundamentais em relação ao serviço que prestamos à comunidade. A nossa história e a nossa tradição fazem com que sejamos um clube que sempre teve e sempre terá modalidades amadoras. Aliás, e sem detrimento para as existentes, gostaríamos de criar novas modalidades. Esta é também uma forma de trazermos pessoas novas para o clube. No entanto, estas modalidades terão de continuar a ser amadoras. Neste momento o nosso desafio prende-se com as três modalidades profissionais - basquetebol, andebol e futsal - que teremos de estudar em profundidade.
Desejamos a todos a continuação de um óptimo fim-de-semana!

3 comentários:

João Louro disse...

Muito obrigado!

Luis Lacerda disse...

A minha questao tem a ver com aquilo que veio publicado na CS no que respeita ao Basquetebol.
A posicao desta candidatura eh mesmo de encerrar o Basquete ou existem alternativas ao seu nao encerramento.
No caso de existerem quais sao ??

Anónimo disse...

Gostei particularmente da resposta à questão dos novos jogadores.

Na 1ª, parece-me que o diagnóstico está correcto, mas "diminuir custos fixos e aumentar as receitas (benefícios?)" é muito mais fácil de dizer do que fazer; fico à espera do programa.

Na 2ª, tenho dúvidas sobre a legitimidade e exiquibilidade da quota de primeiro ano; as outras medidas dependem, essencialmente, de uma boa execução.

Na 4ª, muito de acordo com isto: "Neste momento o nosso desafio prende-se com as três modalidades profissionais - basquetebol, andebol e futsal - que teremos de estudar em profundidade." - mas acho que é preciso ir mais longe, e aqui deixo a minha pergunta:

- destas 3 modalidades profissionais, acreditam (mesmo com a reservar de não conhecerem, com toda a profundidade, a situação financeira do clube) que o Belenenses terá capacidade para as manter a todas no curto-prazo? A proclamada auto-suficiência é possível (para mais, quando sabemos que, na prática, nunca se verifica)? Não implica sempre uma certa canibalização a nível de receitas, patrocínios e espaços?

Cumprimentos, parabéns por o desafio a perguntas não ter sido um mero pro forma.