segunda-feira, 9 de abril de 2007

Resposta a Bruno

Caros amigos,
Desta feita, vamos responder ao consócio Bruno:
Aproveitando a V. disponibilidade, gostava de colocar à V. candidatura as seguintes questões:
1ª - Exactamente em que é que consiste o plano de recuperação de ex-sócios (compromisso 9). Quantos ex-sócios pretendem recuperar; Até quando; Como?
2ª - Exactamente como é que pretende angariar novos sócios (compromisso 10). Quantos; até quando; Como?

3ª - Esta última questão diz respeito ao site do clube (compromisso 14). Na Internet existem dezenas de blogues do Belenenses, dois dos quais já alcançaram mais de 400.000 visitantes. Assim, parece-me que uma das formas de furar o esquecimento a que a comunicação social nos vota é apostar forte na divulgação do clube através da Internet.

Consequentemente, pergunto: - Pretendem reformular o site oficial do clube? Na afirmativa, como? Nomeadamente, são separar os conteúdos do futebol dos das restantes modalidades? Vão criar uma newsletter que possa ser distribuída via e-mail para os sócios ou utilizadores registados? A gestão e manutenção do site vai ser entregue a uma empresa especializada?
Antecipadamente grato,
Bruno

Antes de mais, agradecemos a sua questão. É óptimo sentirmos que o nosso Belenenses tem adeptos preocupados com o futuro do Clube.

Vamos por partes. Começando pela questão da recuperação dos ex-sócios que é, obviamente, uma das questões fulcrais para o Belém. A nossa candidatura tem um plano de acção para a recuperação de antigos sócios que passa, por exemplo, pelas seguintes medidas:

- Em primeiro lugar, teremos de actualizar a base de dados de sócios e ex-sócios do Belenenses (certamente que muitos mudaram de casa, entre outras possibilidades);
- Depois, iremos enviar questionários para saber quais as razões que os levaram a deixar de ser sócios (é muito importante sabermos o motivo, pois só assim poderemos contorná-lo);
- De seguida, iremos contactá-los telefonicamente a pedir autorização para os visitar (teremos uma equipa na rua encarregue desta tarefa, já que consideramos que é um investimento que irá trazer, com toda a certeza, um grande retorno);
- Permitir que mantenham o número de sócio que tinham (este é um factor sentimental que certamente irá pesar na decisão);
- Oferecer-lhes um kit Belém (cachecol, foto da equipa, galhardete, autocolante, etc.) quando se voltarem a inscrever;
- Oferecer-lhes bilhetes para um ou mais jogos no acto de inscrição;
- Se indicarem um novo sócio, oferecer-lhes uma viagem e um bilhete para acompanharem a equipa num jogo fora de Lisboa (pensamos que esta medida irá criar uma rede de contactos que beneficiará o Belenenses);
- Enviar-lhes o jornal do Clube gratuitamente, já que o jornal e a newsletter têm de chegar ao maior número de pessoas possível, tanto sócios como não sócios (até para justificar o investimento publicitário de empresas parceiras);
- Estabelecer um acordo com uma empresa de transportes, para que nos dias dos jogos os sócios que residem na zona de Lisboa mas que não têm meios de transporte próprios ou que tenham dificuldades de locomoção poderem ir ao Restelo apoiar a equipa;
- Dado que o Belenenses tem muitos sócios na margem sul do Tejo, firmar um acordo com a transportadora para permitir viagens gratuitas;
- No primeiro jogo após a reinscrição, oferecer-lhes um cocktail de boas-vindas na sala "Matateu" que vamos construir (compromisso n.º 23);
- Nos jogos em casa, levar estes sócios ao relvado para mostrar à restante massa associativa que estamos a crescer. Faremos o mesmo para todos os novos sócios (cada novo sócio tem como prémio ir ao relvado no próximo jogo em casa);
- Proporcionar uma visita aos "bastidores" do estádio (por exemplo, aos balneários, ao gabinete do treinador, entre outros locais emblemáticos);
- Vamos colocar o contador electrónico para a rua, com o número de sócios sempre actualizado. O nosso lema será: "A Família Belém está a Crescer! Já somos (número actualizado). Junte-se a nós!";
- Oferecer uma foto com o seu jogador preferido (pode ser efectuado através de montagem), sendo que esta seria uma surpresa enviada para a casa do adepto.


Estas são algumas das medidas que iremos tomar para recuperar ex-sócios. De qualquer forma, vamos desenvolver um estudo pormenorizado sobre este assunto. No limite, queremos recuperar todos os ex-sócios, mas sabemos que isto é impossível. Se recuperarmos 70% é excelente. Qualquer ex-sócio que volte para o Clube é uma vitória!

Quanto aos novos sócios, temos também algumas medidas (além de que muitas das medidas para recuperar ex-sócios também se aplicam a novos sócios):
- Realizar protocolos com os consulados e embaixadas das maiores comunidade estrangeiras residentes em Portugal, para que o seu Clube no nosso país seja o Belenenses (por exemplo, na região de Lisboa existem mais de 80 000 brasileiros, ou seja, um povo que ama o futebol e que adora a Cruz de Cristo; se conseguirmos ter 1% desta comunidade, teremos 800 novos sócios);
- A formação dos escalões jovens é fundamental para aumentar o número de sócios com verdadeira alma azul;
- A revitalização imediata das piscinas é imprescindível, pois trará muitos novos associados;- Aproximação com os núcleos e filiais;
- Acordos com escolas e universidades;
- Criação de campos de férias;
- Os novos sócios bebés terão a sua fotografia no nosso jornal;
- Acordos com as Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Paróquias, Escuteiros, entre inúmeras outras possibilidades;
- Acordos com o Exército (há uns anos atrás viam-se muitos "tropas" a assistir aos jogos no Restelo);
- Proporcionar aos mais jovens a entrada em campo com a equipa (um momento inesquecível).
Além disso, iremos desenvolver muitas actividades nos dias dos jogos, incluindo espectáculos. O nosso objectivo é levar toda a família ao Restelo (pai, mãe, filhos, avós, tios, etc.). É fundamental ter muita diversão para as crianças (por exemplo, colchões insufláveis, escorregas, passatempos, entre muitas outras ideias). Queremos que, em vez de irem para o Centro Comercial, passem o dia no Restelo. Isto potencia todas as outras actividades, como os serviços (merchandising e restauração, por exemplo)
Vamos igualmente desenvolver um estudo para podermos ser precisos em termos de números e prazos. Fazemos uma gestão séria e com base em dados reais, não atiramos números para o ar. Seria desonesto da nossa parte dizer-lhe que teríamos 50 000 sócios daqui a cinco anos; talvez até possamos vir a ter, mas é necessário ter bases para fazer esta afirmação. Só depois de estarmos no Clube e termos os resultados dos estudos é que nos poderemos comprometer com números e prazos. O que nos comprometemos desde já é a pôr em prática todos estes planos desde o primeiro dia em que entremos no Clube.

Relativamente ao site, consideramos que é uma área fundamental para um Belém com Futuro. Como decerto já percebeu, nós somos adeptos das novas tecnologias e gostamos de estar em contacto directo com os sócios. A gestão do site e também de outros aspectos do marketing e comunicação do nosso Clube serão assegurados por uma empresa especializada na área. Pensamos que é importante termos profissionais a trabalhar nestas áreas, de forma a potencializarmos a imagem do Clube o mais possível.

Deixamos-lhe também algumas acções que temos programadas para o site do Belenenses:
- Reformulação do site, tanto ao nível gráfico como tecnológico (é importante que o site tenha mais serviços disponíveis);
- Actualização diária do site, com notícias de todas as modalidades, informações sobre os treinos, entre outros;
- O site deve ter uma lista de todos os blogs relacionados com o Belenenses, de forma a divulgá-los e a facilitar a sua busca;
- Envio de uma e-newsletter semanal com diversas informações sobre o Clube, a todas as pessoas que a solicitarem. Esta é uma acção que não tem custos e que, certamente, irá ser de grande utilidade para todos aqueles que utilizam a Internet;
- Criação de uma loja on-line, dotada dos devidos certificados de segurança, para que todos os Belenenses possam adquirir produtos oficiais do nosso Clube;
- Criação de uma área reservada para sócios, onde será possível, por exemplo, pagar as quotas ou adquirir bilhetes para os jogos;
- Criação de um atendimento on-line durante o horário de expediente (ou seja, será possível esclarecer dúvidas sobre os serviços disponibilizados no site de forma directa e eficaz);
- Possibilidade de consultar e descarregar o jornal do Clube, em formato PDF;
- Além do site, iremos também criar um blog onde, à semelhança deste, iremos responder a todas as questões dos sócios e adeptos do Belenenses.

A nossa equipa tem muitos projectos e, acima de tudo, vontade de os colocar em prática. Somos uma equipa de pessoas credíveis, trabalhadoras e competentes. Queremos que o Belenenses seja um Clube com qualidade a todos os níveis. Nós amamos o Belém e queremos o melhor para o Clube.

Além destas propostas, iremos também divulgar outras no nosso programa (ainda só divulgámos os nossos 33 compromissos).

Queremos trazer de novo o Belém para os sócios. Contamos com todos vós para construirmos um Belém com Futuro!

Um abraço!

1 comentário:

Anónimo disse...

Antes do mais, agradeço a V. resposta.
Faço votos que, caso a V. lista venha a merecer a confiança dos sócios, coloquem em prática as medidas que agora expuseram.
Por último, dou-vos os parabéns por este espaço de esclarecimento e debate.

Bruno