quinta-feira, 1 de março de 2007

Respostas a João Farinha

Boa noite,

Recebemos, via e-mail, três perguntas formuladas por João Farinha. Aproveitamos para agradecer as questões, que passamos a responder:

Eu gostaria de saber quais as suas ideias para a SAD, mais concretamente em relação à equipa técnica.

Em primeiro lugar, temos de saber qual a verdadeira situação económico-financeira da SAD (e também do Clube), através de uma auditoria externa exaustiva, efectuada por uma empresa de relevo no mercado. Ao mesmo tempo, temos de analisar todos os contratos e compromissos da SAD para se puderem tomar decisões de fundo.

Em relação à equipa de Administradores da SAD apostamos que alguns lugares chave sejam ocupados por pessoas com grande experiência profissional e com provas dadas no mercado, para além da terem enorme credibilidade. Os tempos são outros, vivemos na era da globalização e já não existe espaço para o amadorismo.

Como certamente depreenderá pela situação gravíssima económico-financeira que o Clube e a SAD atravessam, um desses lugares será ocupado pelo Director Financeiro e Administrativo, que também terá a seu cargo os Recursos Humanos. Poderá dizer que esta decisão é mais um custo, e certamente que o é, mas o benefício é superior e portanto teremos um saldo positivo. As pessoas que quiserem trabalhar comigo terão de ter objectivos e uma boa parte da sua remuneração irá estar dependente de os cumprirem ou não, e se não forem eficientes e eficazes não servem ao nosso Belém.

Por outro lado, eu assumirei as funções de Presidente do Clube e da SAD para que ambas remem no mesmo sentido e não existam atritos, como no passado.

Não sei se na sua pergunta, quando se refere à equipa técnica, está a referir-se à equipa de futebol sénior comandada pelo Sr. Jorge Jesus. Se assim for, penso que respondi à sua pergunta anteriormente, ou seja, o treinador da equipa de futebol é uma pessoa chave. Se cumprir os seus objectivos serve ao Clube, caso contrário a sua situação terá de ser revista. Neste momento, a equipa técnica tem realizado um bom trabalho, pelo que não existe nenhum motivo para não optar pela sua continuidade. Além disso, refiro desde já que não sou pessoa de tomar decisões precipitadas, ou seja, não tomo uma decisão de fundo quando acontece a primeira contrariedade.

Outra questão que tenho para lhe pôr é como pretende a remodelação das piscinas se o clube não tem uma situação financeira favorável?


Neste momento há que fazer uma grande reestruturação com vista ao aumento de receitas e diminuição de custos. Existem muitos projectos que estão parados e que necessitam de ser retomados urgentemente, sendo que um deles é o projecto imobiliário. Para conseguirmos avançar é vital ter os contactos certos (e eu tenho). Temos de aumentar as receitas, por exemplo através de novos patrocínios e através do aumento do número de sócios e simpatizantes a assistir aos jogos.

Só depois de sabermos a situação do Clube e da SAD (que me comprometo a divulgar a todos os sócios) é que podemos tomar decisões de raiz, mas sempre sem nunca comprometer um crescimento sustentado. Mas não nos podemos esquecer que sem investimento não existe retorno, portanto vamos ter que apostar nas piscinas e fazer um estudo se é mais rentável, por exemplo, ter uma piscina olímpica ou duas mais pequenas. Isto são investimentos que também dependerão do projecto imobiliário. Outra alternativa será concessionarmos as piscinas e o edifício a uma empresa especializada na área (por exemplo, um Health Club de prestígio). Teremos de estudar qual é a situação mais favorável para o nosso Belenenses.

Além disso, já reparou que as piscinas não são praticamente divulgadas? Neste momento o Belenenses não tem um gabinete de comunicação e imagem, sendo que uma das bandeiras da nossa candidatura é a criação de um gabinete eficaz.

E por último, o nosso campo 4 (pelado) não é propriamente a jóia da coroa do nosso complexo desportivo, o que é que pretende fazer em relação ao mesmo?


Dentro do contexto anterior, hoje a formação é a base de sustentação de qualquer Clube. O nosso Belém não tem uma escola digna e as condições de treino são miseráveis. Como refere, o campo 4 é pelado e não tem condições. Sabia que por exemplo o Benfica tem mais de mil crianças com menos de 10 anos a praticar futebol e que cada uma para o fazer paga ao Clube mais de mil euros anuais?

Além disso, a formação no futebol começa aos 3 anos de idade, sendo que no nosso clube só começa por volta dos 7 anos. Temos, portanto, de também investir na formação, para colhermos os frutos desse investimento.


Espero ter ido de encontro às suas dúvidas.

Um abraço,

José Duarte Ferreira

1 comentário:

Anónimo disse...

Até que enfim que o Belenenses tem uma candidatura que prima pelo rigor e qualidade. O "Belém com Futuro" merece-me os maiores elogios. Continuem!
Obrigado.