sexta-feira, 9 de março de 2007

Nova resposta a Rui Vasco Silva

Caros Amigos,
Recebemos novamente um e-mail de Rui Vasco Silva que, simpaticamente, nos colocou novas questões.
Obrigado pela resposta rápida! Aceite apenas um reparo: na sua resposta, que refere fundamentalmente a importância do projecto imobiliário (estamos de acordo sobre a sua centralidade na vida do clube!), a questão desportiva encontra-se praticamente ausente. Fiquei assim sem perceber como tenciona compatibilizar, no espaço limitado do Restelo, a actividade das 11 equipas de futebol e das 8 equipas de Rugby. Fiquei ainda sem perceber qual a sua opinião e ideias sobre o importante dossier Salésias.
Nós é que agradecemos a sua atenção e opinião. Começando pelo projecto imobiliário, ele é fundamental para dar folgo financeiro e viabilidade ao nosso Clube que, como sabe, está à beira da falência técnica. Neste momento, a própria continuidade do Belém está em risco (pelo menos tal como conhecemos o Clube).
No entanto, para nós o projecto imobiliário tem de ser muito mais ambicioso do que o apresentado. Não chega construir edifícios de habitação nos terrenos que ainda estão livres, pois isto cria uma receita pontual e não gera receitas contínuas e futuras, essenciais para um crescimento sólido e sustentado.
Para nós, o projecto imobiliário tem de ser revisto e deverá contemplar a construção de um novo estádio (moderno, funcional e rentável), a reestruturação das piscinas, um health club, campos de ténis e a construção de um pavilhão polivalente. Paralelamente, em outro local, será construído um complexo desportivo, que integrará um centro de estágio e formação. É neste complexo que todas as modalidades irão treinar e jogar (à excepção da equipa principal que jogará no novo Estádio do Restelo e das modalidades profissionais que também irão treinar e jogar no novo pavilhão polivalente).
As Salésias, face à sua localização privilegiada (encontra-se no centro da cidade Lisboa) deverá ser destinada para a formação das camadas mais jovens (escolinhas e escolas), que necessitam do apoio dos familiares para se deslocarem. Apesar disso, o Belenenses também irá colocar ao serviço destes jovens meios de transporte para os levar aos treinos (o investimento na formação é a base de sustentação de qualquer clube).
Estará certamente agora a perguntar como é possível fazer todo este investimento. Não só é possível como é viável. Com a libertação de vários terrenos (como o do actual estádio), o Belém terá uma receita imediata vinda dos seus parceiros neste projecto. E, no futuro, as receitas de todo o empreendimento estarão asseguradas por parte das rendas provenientes do aluguer de espaços. O novo empreendimento a edificar no Restelo deverá ser misto, contemplando habitação e serviços, onde se inclui um Hotel. Fala-se na construção de um Centro Comercial, mas face à recente lei que regulamenta a construção destes espaços é extremamente difícil conseguir a licença para mais um espaço desta natureza na cidade de Lisboa. Como alternativa, é possível construir um Hipermercado com lojas associadas e ter espaços de lazer e diversão, cinemas, restaurantes, estação de serviço e oficina, centro de bricolage, centro de higienização de veículos, entre outras possibilidades.
Para a concretização deste projecto é necessário ter os contactos certos quer com os Promotores, que com a Câmara Municipal de Lisboa e a nossa equipa tem estes contactos (temos vindo a desenvolvê-los neste sentido). Os timings que conseguirmos para a concretização deste projecto irão condicionar tudo o que se possa fazer no Restelo. No entanto, até à sua concretização, nunca descoremos a importância de manter o nosso actual património e de fazer novos investimentos com vista à sua melhoria. Assim, no curto prazo, ou teremos o arranque do projecto e tudo o que lhe está subjacente, ou iremos construir mais um campo relvado no Restelo, reabilitar as piscinas que estão em franca degradação e reabilitar as Salésias. Por exemplo, é inadmissível que as nossas equipas treinem praticamente sem luz (este é, sem dúvida, um investimento prioritário).

Esperamos que a nossa resposta e o nosso projecto para um Belém com Futuro vá ao encontro das suas expectativas e ficamos ao seu dispor para o esclarecimento de todas as dúvidas e questões. Gostaríamos muito de o conhecer pessoalmente, pelo que endereçamos desde já o nosso convite para estar presente na inauguração da nossa sede de candidatura, que oportunamente divulgaremos.
Um abraço!

Sem comentários: