quarta-feira, 21 de março de 2007

Esclarecimento

Caros Amigos,
Na nossa habitual ronda pelos blogs, encontrámos no blog osbelenenses.blogspot.com uma observação relativa à nossa candidatura. Aproveitamos a oportunidade para esclarecermos esta situação e para expormos o nosso ponto de vista.
No blogue de José Duarte Ferreira lemos que "Defendemos que a SAD do Belenenses deverá fazer um aumento de capital para injectar dinheiro no Clube, nomeadamente através de novos sócios."Terá havido algum erro ortográfico? Aumento de capital na SAD para injectar dinheiro no Clube (e não só na SAD?), nomeadamente através de novos sócios (o que têm estes a haver com o aumento de capital da SAD?).Aquela frase, sinceramente, não percebemos, mas vamos tentar comentar uma coisa ou outra. A questão dos aumentos de capital tem de ser tratada com muita cautela. É demasiado fácil prometer que existem parceiros interessados em investir na nossa SAD, sobretudo se tivermos em conta como decorreu o passado aumento de capital. E uma das coisas que por certo deixará os investidores de "cabelos em pé" é saber que afinal não estão a investir apenas na SAD, mas que afinal há "misturas" com o Clube...Claro que seria muito bom ter aumentos de capital em catadupa, na medida em que aparecessem cada vez mais investidores com vontade de injectar dinheiro... mas sem se interessarem muito pelo seu destino? Sem terem retorno? Antes a prioridade tem que ser o arrumar da casa, porque tal como está, interessa a muito poucos investidores (pelo menos investidores sensatos e merecedores de uma parceria). Diz bem Duarte Ferreira que, para isso, seria bom fazer uma auditoria. Por aí está bem, mas com afirmações destas, mais vale passar a ter auditorias mensais...

Caro Consócio,

Queremos agradecer-lhe a sua crítica, pois só com elas (tanto negativas como positivas) é possível construirmos TODOS juntos um "Belém com Futuro". Como já referimos diversas vezes, a nossa candidatura e a nossa gestão será aberta, pelo que estaremos sempre disponíveis para ouvir todas as opiniões.

A candidatura de José Duarte Ferreira vem por este meio esclarecer alguns pontos em relação ao aumento de capital da SAD para injectar dinheiro no Clube (posição que defendemos), conforme refere na sua crítica. Sempre mencionámos que o futuro e rumo da "Os Belenenses" - Soc. Desp. Fut., SAD não dependeria apenas de nós, pois teremos de ter em conta a posição e opinião dos restantes accionistas, apesar do Clube de Futebol "Os Belenenses", quer por via directa quer por via indirecta, deter mais de 60% das acções.

Pensamos que, face à situação económico-financeira crítica em que o Clube se encontra (lembramos que o Clube está à beira da falência técnica), seria vantajoso que a sua posição na SAD fosse reduzida (por exemplo para os 40%). De acordo com a lei em vigor, outros Clubes já o fizerem nas suas respectivas SAD´s, como foi o caso do F.C. Porto (tem 40% da SAD).
Esta redução da participação do Clube no capital da SAD poderá processar-se por duas vias:

1) Aumento de capital, possivelmente com a entrada de novos accionistas (pensamos tratar-se de um cenário pouco provável, pelo menos a curto prazo);

2) O Clube vender parte das suas acções aos actuais accionistas e/ou novos accionistas.

Também, defendemos que esta medida só será viável caso exista uma revisão dos Estatutos da SAD, de modo a serem criadas duas categorias de acções, "A" e "B" , em que as acções de tipo "A" ficariam na posse do Clube e seriam do tipo "Acções Preferenciais" (semelhante a uma "Golden Share"). Para um melhor esclarecimento sobre estes dois tipos de acções apresentamos um excerto dos Estatutos da "Futebol Clube do Porto, Futebol, S.A.D." (apenas a título de exemplo, pois poderia ser de qualquer outro clube):

"O capital, integralmente subscrito e realizado,..., encontra-se dividido em acções da categoria A e da categoria B,..."

"As acções da categoria A só integram tal categoria enquanto na titularidade da agremiação desportiva "Futebol Clube do Porto", ou da sociedade gestora de participações sociais em que esse Clube detenha a maioria do capital social (no nosso caso trata-se da Beleminveste, SGPS), convertendo-se automaticamente em acções da categoria B no caso de alienações a terceiros, a qualquer título."
"As acções da categoria A conferem sempre o direito de veto das deliberações da assembleia geral que tenham por objecto a fusão, cisão, transformação ou dissolução da sociedade e alterações dos seus estatutos, o aumento e a redução do capital social e a mudança da localização da sede."
Certamente faz-nos a sua crítica porque pensaria que o aumento de capital da SAD faria com que o Clube deixa-se de ter as grandes decisões de gestão e assim deixaria de ter o controlo sobre o futebol. Se assim fosse, nem sequer colocaríamos a hipótese de um aumento de capital. As sociedades são dinâmicas para que possam evoluir e sobreviver, e o nosso Belém necessita de dinamismo não podemos continuar "parados no tempo".

Quando em breve tornarmos público o nosso programa, poderá verificar que defendemos um estudo de análise sobre o futuro e rumo a dar à SAD.

Esperamos que tenha ficado esclarecido sobre o que pensamos sobre a SAD. Ficamos à sua disposição para o esclarecimento de qualquer dúvida ou questão (poderá fazê-lo através do nosso blog belemcomfuturo.blogspot.com ou através do nosso e-mail marketing@belemcomfuturo.com).

Deixamos ainda o nosso convite para estar presente na inauguração da nossa sede (fica muito próxima do nosso Estádio) e na nossa conferência de imprensa, cujos pormenores divulgaremos oportunamente.

Um abraço!

3 comentários:

Os Belenenses disse...

Obrigado pelo esclarecimento, o qual publicaremos assim que nos seja possível no nosso blogue.

João Louro disse...

Um candidato tem sempre de dar esclarecimentos aos adeptos e sócios!
Parabéns!

Anónimo disse...

Importante mesmo é que o capital social da SAD seja bem entregue, a alguém com experiência em futebol e vontade de investir.
Leio notícias de que a venda do Marselha poderá processar-se por 120 milhões de euros e pergunto-me: de quanto dinheiro precisará a SAD do Belenenses para ser verdadeiramente grande?
Com um orçamento de 25/30 milhões de euros é possível ter uma equipa a discutir o título e ter jogadores de nível (comoo Benfica tem Simão) que podem ser vendidos por 15/20 milhões.
O caminho tem de ser o do futebol negócio, pois temos em Portugal várias experiências que nos mostram que a simples entrada de dinheiro não resolve nada se depois não houver capacidade/interesse dos donos da SAD de investirem num projecto desportivo.
Isto a propósito do que se lê sobre empresas de construção que podem entrar no capital social - claramente não vão depois investir em jogadores (só entram no capital social para poderem aliar-se à construção de projectos imobiliários).
Obrigado pela forma como sempre esclarece os associados e felicidades.